
Vista de Delft, Jan Vermeer, 1659-1660
Óleo sobre tela, 98,5 × 117,5 cm.
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Rua do Loreto. Todas as visões do mundo são parciais.
Como uma invenção de Vermeer
as traseiras de um edifício antigo
podem ser os limites da minha moldura.
Nada há de exaustivo
no olhar humano. A chaminé de tijolo tinge o céu
de um vermelho débil
que ele nunca teve.
Um universo de vozes,
infectos cheiros de cozinhas adjacentes, ruídos
que quebram o alheamento que sobre as fechadas
se perpetua.
Em baixo, uma varanda onde nunca está ninguém.
Nada sei da ausência que a varanda desvenda.
Do lado esquerdo, o parapeito alto confere-me a certeza
de que os meus domínios foram encontrados.
Neste perímetro de luz
procuro a consistência dos sentidos.
O território com que se abastece uma paixão descritiva,
o lastro da imaginação.
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A Imprecisa Melancolia, Luís Quintais.
Teorema, 1995.
(Ler João Luís Barreto Guimarães no Poesia & LDA, aqui.)
Óleo sobre tela, 98,5 × 117,5 cm.
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Rua do Loreto. Todas as visões do mundo são parciais.
Como uma invenção de Vermeer
as traseiras de um edifício antigo
podem ser os limites da minha moldura.
Nada há de exaustivo
no olhar humano. A chaminé de tijolo tinge o céu
de um vermelho débil
que ele nunca teve.
Um universo de vozes,
infectos cheiros de cozinhas adjacentes, ruídos
que quebram o alheamento que sobre as fechadas
se perpetua.
Em baixo, uma varanda onde nunca está ninguém.
Nada sei da ausência que a varanda desvenda.
Do lado esquerdo, o parapeito alto confere-me a certeza
de que os meus domínios foram encontrados.
Neste perímetro de luz
procuro a consistência dos sentidos.
O território com que se abastece uma paixão descritiva,
o lastro da imaginação.
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A Imprecisa Melancolia, Luís Quintais.
Teorema, 1995.
(Ler João Luís Barreto Guimarães no Poesia & LDA, aqui.)
2 comentários:
muito ruim tente de novo talves fique melhor se ageitar as palavras
as palavras não são minhas, são de um excelente poeta de coimbra: luis quintais.
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