domingo, 2 de novembro de 2003

camille claudel













camille claudel nasceu em 1864 na pequena cidade de fère-en-tardenois, nos arredores de paris, sendo a segunda entre quatro irmãos de uma família burguesa.
quando criança, esculpia os seus brinquedos com a argila que tinha no quintal.
camille, irmã do poeta paul claudel, teve a vida e o trabalho irremediavelmente ligados ao génio de rodin. a contundente e trágica história de criação, amor e loucura está nas suas obras.
a frágil e enigmática mulher deslumbrou rodin pela sua precocidade e talento, porém, o desencontro artístico e amoroso com rodin, acabou por levá-la a um internamento de trinta anos num hospital psiquiátrico. o silêncio imposto às suas mãos não permitiu que delas saísse uma outra obra.
camille e o seu talento tentaram fugir de um mundo que não estava preparado para reconhecer um outro destino que não fosse o prescrito para as mulheres do seu tempo.
modelo, amante, artista e rival são sinónimos da sua rebeldia. e se tudo e todos conspiraram contra o seu ímpeto de artista e mulher, o seu esquecimento terá sido talvez a punição mais terrível e a causa do maior sofrimento.
esperou até 1943 no sanatório de avignon, tinha 79 anos.

Sem comentários: